Blog

inspirações, anseios e devaneios


Loading

O significado das flores

Saber o significado das flores e das pedras preciosas pode ser uma informação muito útil na hora de escolher o bouquet de noiva, bem como quais as espécies que vão ter os papéis principais no vosso “dia”!

Com alguma pesquisa, esperamos que a seguinte informação vos possa dar uma “mãozinha” na hora de decidir dar protagonismo à rosa ou à peónia:

AÇUCENA – Têm coloração que vai do vermelho ao salmão e do rosa ao branco e são muito usadas para decoração. Muitas pessoas conhecem esta flor – que muitas vezes cresce nas margens dos rios e riachos – como “Bella Donna”. A açucena pode simbolizar a angústia ou tristeza causada pela perda de uma pessoa amada.  Também pode significar altivez, elegância, graça. A açucena branca também pode estar associada à pureza.

ALECRIM – É um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma muito agradável. Os romanos chamavam esta planta de rosmarinus, cuja tradução para português é “orvalho do mar”. A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.

AMOR-PERFEITO – A flor Amor-perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por “Erva-da-trindade”, uma referência à Santíssima Trindade. O Amor-perfeito é símbolo da glorificação do trabalho. Na mitologia grega é dedicada a Atena (Minerva), deusa da estratégia militar, da sabedoria e das artes. Em francês, o nome da flor é “Pensée“, termo que significa “pensamento” e os amantes davam esta flor como presente antes de se ausentarem durante tempo indefinido, como garantia de que o seu amor nunca cairia no esquecimento. As aveludadas flores estão associadas à reflexão, ao pensamento e às recordações amorosas. Em muitas ocasiões é oferecida por aqueles que pretendem transmitir a mensagem de um amor que nunca será esquecido. Um amor poderoso, cujas lembranças permanecerão no pensamento. O Amor-perfeito está associado ao amor de mãe. Para o Dia da Mãe é a mensagem simbólica de um amor que não se acaba. É infinito. As variadas cores tornam estas flores especiais. As singulares combinações de cores variam entre amarelo, branco, laranja, castanho, vermelho e outros tons diversos que vão do azul ao roxo muito escuro.

AZÁLEA – Apresenta uma grande variedade de cores, podendo ser vermelha, rosa, branca ou uma mistura destas três cores. Normalmente significa “alegria de amar” e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A azalea cor de rosa representa o amor à natureza; a azalea branca é uma indicação de romance e a azalea vermelha, quando oferecida a alguém, significa que ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por azaleas estão relacionados com elegância e felicidade.

BEGÓNIA – A flor da begónia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, é também indicada para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor. Relativamente ao Feng Shui, a begónia é um símbolo de fertilidade. Existem mais de mil espécies de begónias, e são muito apreciadas pelas suas flores que são muito características, apresentando belas cores. As flores das suas diversas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho. As flores da begónia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão. A variedade mais conhecida da begónia talvez seja a “begónia sempre-florida” (begonia semperflorens) que tem a característica de florescer durante todo o ano.

CAMÉLIA – Esta planta apresenta uma bela flor que é muito usada em termos decorativos. Relativamente ao significado da camélia, há diferenças dependendo da cor das flores. As camélias cor de rosa significam grandeza de alma; as camélias brancas são uma alusão à beleza perfeita e as camélias vermelhas são um sinal de reconhecimento. As suas belas flores podem ser brancas, vermelhas e rosadas. Algumas podem ser amarelas, mas esses casos são raros. Algumas flores podem atingir o tamanho da palma da mão de um adulto, enquanto que outras podem ser pequenas como uma moeda.

CEREJEIRA – A flor de cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso as suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta. A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente.

CRAVO – O cravo é uma flor originária do sul da Europa e pode ser cor de rosa, roxa, vermelha, branca ou amarela. Na Grécia Antiga, coroas de cravos eram usadas em cerimônias. Na altura do Renascimento, os cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial. As diferentes cores dos cravos podem ter significados diferentes:

  • Cravos brancos: associados ao amor puro, talento, boa sorte, inocência.
  • Cravos vermelhos: significa respeito, amor e paixão. É oferecido como demonstração de admiração.
  • Cravos cor de rosa: remete para felicidade e gratidão. Quando é oferecido a alguém, significa que essa pessoa é constantemente lembrada.
  • Cravos roxos: significa solidão, inconstância, ausência de capricho.
  • Cravos amarelos: apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados em um arranjo de muitas cores vivas, significa alegria e vivacidade.

CRISÂNTEMO – Originalmente os crisântemos são de cor amarela, e por isso em grego o seu nome – dado por Carolus Linnaeus – significa “flor de ouro”. Estando ligada ao Sol, na China a flor muitas vezes está ligada à nobreza. Acredita-se que o crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas e é mesmo um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”. Hoje em dia é possível encontrar crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja. O crisântemo tem vários significados diferentes. Na Ásia, por exemplo, esta flor significa felicidade e é sinónimo de uma vida cheia e completa. No caso concreto do crisântemo branco, existe a crença que ele simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o taoismo, o crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição. Como é uma flor típica do Outono, também significa tranquilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.

DÁLIA – Em relação ao significado das dálias, as flores destas plantas representam a paixão e o impulso. No significado mais profundo desta planta encontra-se a desordem e a instabilidade.

DENTE-DE-LEÃO – Significa liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual. Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente. Há quem diga que ao soprar uma pétala da flor deve-se fazer um pedido sobre o amor ambicionado. Se o vento trouxer de volta a pétala é sinal de que o desejo será brevemente realizado.

FRÉSIA – Com diversas colorações, desde o branco ao vermelho sangue, esta flor significa calma e o valor da amizade.

GARDÉNIA – É muito usada por pessoas que querem demonstrar os seus sentimentos. Ela pode significar pureza, sinceridade, doçura e também pode ser o símbolo de um amor secreto.

GERÂNIO – Esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo). O gerânio escuro significa tristeza, o gerânio rosa indica preferência e o gerânio vermelho representa consolo. O gerânio tem uma forte carga sentimental e as cores mais vivas também estão associadas ao romantismo e sensualidade.

GERBERA – Podem ter cerca de vinte tonalidades diferentes, entre elas o branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa e roxo. As suas cores vivas e brilhantes servem para encher um ambiente de energia positiva e jovialidade. Estas populares flores podem ter quase tantos significados como cores que apresentam. A gérbera simboliza a pureza e inocência das crianças, e também a beleza da vida e energia positiva da natureza. Elas também podem significar sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade. Em muitas ocasiões elas também estão relacionadas com o sucesso, sendo oferecidas para congratular alguém pelo seu recente sucesso.

GIRASSOL – É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

GIPSOFILA – Em casa, esta flor branca trará harmonia e paz. Significa ternura, infância e transparência da alma.

HORTÊNSIA – A hortênsia representa obstinação. dignodade, honra e os mais sinceros e profundos sentimentos. Na sua cor azul, está associada à calma e honestidade, conforto, paz e serenidade, esperança, devoção e estabilidade. Na sua variante rosa, associa-se aos pensamentos puros e à vaidade.

JACINTO – Esta flor simboliza os desportos e a diversão.  Representa os valores de perseverança e esforço do homem para alcançar tudo o que é proposto. As suas variantes de coloração, significam:

  • Jacinto azul: Expressa a máxima sinceridade. Uma esperança oferecida tanto em amizade como ao nível amoroso.
  • Jacinto amarelo: Amor com conotações de ciúme.
  • Jacinto vermelho: é uma combinação curiosa de amor com o erotismo.
  • Jacinto branco: Indica que a pessoa que nos oferece a flor está feliz com a entrega.
  • Jacinto roxo: Símbolo de tristeza.

JASMIM – A flor de jasmim conta com inúmeros significados, todos com um grande caráter positivo. Em países como a Índia, esta planta é usada habitualmente para render honra aos deuses e defuntos, sendo uma flor ideal para as oferendas, por simbolizar a esperança e a espiritualidade. Para os ocidentais o jasmim branco é símbolo do carinho, do amor eterno e da sensualidade, sendo uma flor ideal para oferecer a um ser amado, especialmente um casal. A sua grande beleza e delicioso perfume fazem com que seja uma alternativa sofisticada e bonita.

JARRO – Pela sua cor branca, o jarro significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença. O espádice amarelo que se destaca no interior da flor simboliza prosperidade, felicidade e iluminação espiritual. As flores de jarro são inspiração para artistas, que as fotografam ou pintam de diversas formas em telas que irão trazer acolhimento e harmonia ao local onde estarão expostas. A flor aveludada tem um desenho natural que a torna muito elegante e sofisticada. Nos casamentos, são usadas em arranjos decorativos ou mesmo nos bouquets trazidos pelas noivas, que as escolhem por simbolizarem a pureza e inocência associadas ao ato sagrado.

LISIANTO – O termo Lisianthus (ou Lisianto) deriva das palavras gregas lissos, que significa macio e anthos, que significa flor. Nome apropriado para uma flor delicada, de cores suaves e extensivamente cultivada por seu grande valor ornamental. O Lisianthus originalmente apresenta flores brancas ou roxas, existindo agora, em diferentes tons de rosa, azul e lilás, incluindo tonalidades mescladas. As pétalas, originalmente simples, aumentaram em tamanho e quantidade, assemelhando-se a grandes rosas. O Lisianthus está associado à sofisticação e elegância. No entanto, seu significado mais proeminente é o de romance e entrega amorosa, razão pela qual é bastante comum encontrá-lo em decorações de casamento e bouquets de noivas.

LÓTUS – No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

MARGARIDA – Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, virgindade, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto. É uma flor que combina muito bem com outras, e por isso é comum vê-la juntamente com outras em arranjos florais, transmitindo uma sensação de jovialidade.

MIOSÓTIS – Significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. Segundo uma lenda europeia, um jovem cavaleiro apaixonado ao tentar apanhar a flor Miosótis para oferecer à sua amada, caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que usava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado. É uma flor que simboliza a caridade e a fraternidade.

ORQUÍDEA – Na Idade Média acreditava-se que as orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a orquídea era um símbolo de virilidade. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia. Hoje em dia a orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de orquídeas são mais comuns em mulheres. A orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. Cores diferentes têm significados diferentes.

PAPOILA – A flor desta planta pode ser branca, rosa, arroxeada ou vermelha. A flor papoila pode significar falsa paixão, sonho, extravagância, fertilidade e ressurreição.

PEONIA – As flores são grandes, delicadamente perfumadas, podendo ser simples, semidobradas e dobradas, de cores muito variadas, surgindo na primavera-verão. As peonias de pétalas vermelhas foram chamadas na Europa de flor que “levantou-se sem espinhos” e foi usada como uma maneira de consultar a Virgem Maria. Na época dos gregos antigos, era associada a curas populares e, no mundo ocidental, mantêm espíritos maus ausentes. Na china foi considerada como símbolo de riqueza, de boa fortuna e de prosperidade. Na cultura japonesa, simboliza sorte e atitude masculina. Antigamente a flor era usada como proteção contra espíritos malignos e desastres naturais. Representam timidez, vergonha, felicidade, casamento ideal e vida feliz.

ROSA – Rosas são flores muito populares no mundo todo e possuem diversos significados, o que vai depender de sua cor. Normalmente, as rosas são flores solitárias, apresentam
diversas pétalas e as mais variadas cores, entre elas, o vermelho, o branco, o roxo, o amarelo. Algumas rosa são resultado da manipulação em laboratório, como as rosas azuis. Rosas são conhecidas por seu aroma, pois onde passam deixam um cheiro muito marcante. Por esse motivo, as rosas, normalmente vermelhas e cor-de-rosa tornaram-se símbolos do amor e da paixão e estão sempre presentes na decoração de casamentos.

TULIPA – Os significados das tulipas, variam consoante as suas colorações:

  • Tulipa vermelha: significa amor verdadeiro e eterno.
  • Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo.
  • Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade.
  • Tulipa branca: significa perdão.
  • Tulipa laranja: vitalidade e vigor.
  • Tulipa negra: elegância e sofisticação.

 

créditos: www.casa.umcomo.com.br | www.floresjardim.com | www.mulhervirtual.com.br | www.pointworld.com | www.significados.com.br